Image Map Image Map

21/08/2013

Papanicolau? Você já fez?


Olá minhas Marias!!!

Hoje venho abordar um assunto diferente com vocês.
Tudo começou hoje de manhã, quando eu estava voltando de um exame ginecológico, o Papanicolau.
Vou contar pra vocês, foi a minha primeira vez. É isso mesmo. Já estava mais do que na hora que realizar esse exame. Mas o motivo da demora, era vergonha mesmo. Ah, sei lá.. muito constrangedor.. kk

Mas eu vim abordar esse assunto com vocês hoje, justamente para lhes ajudar (a quem tem esse medo), e falar sobre o exame, para que serve e como é o procedimento.

Bom, primeiro vamos falar o que é e quem deve fazer.

O que é?
O papanicolau é um exame ginecológico preventivo, deve ser feito uma vez por ano, por nós mulheres. Não é obrigado você estar sentindo alguma dor ter alguma infecção para isso, como o nome já diz, é preventivo, apenas para verificar se tem algo estranho, um possível câncer de útero ou uma infecção na região genital.

Quem deve fazer?
Mulheres à partir dos 18 anos ou a partir do primeiro contato íntimo.

Atenção, não tenha relação sexual, nem use creme na região e nem use duchas. O ideal é que o exame seja feito 1 semana antes da menstruação ou 15 dias depois da menstruação.

Meninas, e na hora 'H'. Bom, pra quem já é mãe, é muito mais fácil do que pra quem não é.
É bem melhor que seja com uma ginecologista, se você tem vergonha. Não que faça diferença se for com um homem, é que pra mim, é menos constrangedor se for com uma mulher. Sabe né?
Mas se for homem, repito: não tem problema nenhum, com certeza é sempre um procedimento profissional, e há médicos que deixam você super à vontade.
O negócio é você relaxar, e pensar: é apenas o trabalho dela e um exame simples. (rsrs)

O exame não dura mais do que 2 minutos, não dói nada, e na hora a vergonha passa. Eles só coletam um material do colo uterino com uma espátula específica. O importante mesmo é você se prevenir. Cuide da sua saúde. Cuide de você!


Pronto meninas, recado dado!

Um beijo enorme para vocês, fiquem com Deus e até a próxima. Se houver dúvidas, deixe como comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário