Image Map Image Map

05/04/2013

Bordado Hardanger!


Como falei anteriormente, gosto muito de trabalhos manuais, sou apaixonada por esse mundo... já fiz de tudo um pouco, biju, bordados ( dos mais variados ), biscuit, pintura em tecidos.. etc.
Hoje o que vou mostrar para vocês é um bordado que aprendi. Ele é pouco conhecido, mas é um lindo trabalho e simples de fazer. Primeiro vamos conhecer um pouco da história desse trabalho, depois mostrarei um que eu fiz.

História:
A história do Hardanger não foi muito bem documentada, mas se tornou conhecida popularmente no período da Renascença, quando o uso do linho para as roupas cresceu. A Estrela de 8 pontas do Bordado Hardanger foi encontrada em um bordado da Índia e é um símbolo universal. Originalmente chamada de Nrwegian Drawn Work, acabou conhecido como Hardanger, por causa da sua origem no Fiorde Hardanger, no noroeste de Stavanger, na Noruega. O Hardanger é elaborado com pequenos vazados, quadrados e geométricos, seguindo a trama do tecido. Possui uma grande variedade de estrelas e é trabalhado com 4 fios do tecido. O caseado, ponto de cetim, ponto de cabo, ilhós, enchimento com fios cruzados e barras tecidas são alguns dos pontos usados na técnica do Hardanger.
O Hardanger nada mais é do que técnicas de trabalho aberto nas quais fios de tecidos são retirados e os pontos trabalham os fios restantes e as áreas  abertas. Por volta de 1650, as mulheres norueguesas começaram a desenvolver a técnica que combinou "trabalho com fios contados" e "trabalho com fios cortados".

Minha obra =D:
Barra para Lençol de solteiro. Nesse trabalho vc encontra os Bordados: VAGONITE (CIMA) e HARDANGER (BAIXO)

Lindo né meninas!!

Eu amei fazer esse lindo trabalho, fiz até uma encomenda para camas de solteiro. Fiz o bordado e a montagem ficou por conta da pessoa... o resultado ficou incrível, vou ver se consigo uma foto pra mostrar pra vocês!

Espero que tenham gostado, um super beijo meus amores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário